Especial de Páscoa: Como preparar o chocolate em barra

A Páscoa está chegando e você ainda não conseguiu comprar chocolates para toda a família e amigos? Uma boa solução - e mais barata também - é preparar os Ovos de Páscoa e bombons em casa, mas para isso você precisa antes aprender como preparar o chocolate em barra.

barra de chocolate

O chocolate em barra

Existem quatro tipos básicos de barras de chocolate à venda: amargo, meio amargo, ao leite e branco. O tamanho das barras varia, e você pode adquirir exatamente a quantidade que pretende utilizar. É claro que, para fazer mais ovos ou bombons, é aconselhável comprar barras maiores de 1kg. De qualquer forma, a barra é dividida em tabletes, o que permite que se trabalhe com a quantidade exata.

Para se orientar quanto ao rendimento do chocolate, considere que uma barra de 1 kg resulta em dois ovos desse peso, pois, pronto e embalado, o ovo se compõe da casca e dos bombons. Em geral, sempre há uma perda de 10% da quantidade utilizada. Os ovos crocantes ficam mais pesados graças aos ingredientes acrescentados, como nozes, castanhas de caju ou flocos de cereais.
Uma forma de tornar mais econômica a produção é usar chocolate ao leite, que, além de mais apreciado pelos brasileiros, rende mais; quem prefere um chocolate menos doce, pode combinar tipos diferentes, como ao leite e amargo, nas proporções desejadas. Também o branco pode ser combinado com os outros tipos, resultando num efeito marmorizado belíssimo.

Como manusear o chocolate

A qualidade de chocolate empregada e o seu manuseio durante a preparação das receitas são muito importantes para a obtenção de ovos e bombons perfeitos, tanto no sabor como na consistência. Ao escolher o chocolate, verifique se a sua superfície está lisa e brilhante. Quando partir ou quebrar  a barra, note se o chocolate se apresenta crocante.
A umidade é muito prejudicial ao chocolate, por isso mantenha as mãos secas e certifique-se de que os utensílios - facas, tigela, panela e fôrmas - que vai usar estejam bem limpos e secos. Evite tampar os recipientes enquanto derreter o chocolate, pois as gotas de vapor que se formam podem pingar na massa, prejudicando-a.

como derreter chocolate em barra

Para derreter o chocolate

Forre a superfície de trabalho com papel-manteiga. Coloque sobre ele o pedaço de chocolate picado em lascas ou pedaços regulares. Levante o papel pelas beiradas e passe o chocolate para o recipiente a ser utilizado. Ralado, o chocolate derrete mais depressa e de forma mais uniforme; esse trabalho torna-se mais fácil se você dispuser de um processador de alimentos. Para derreter o chocolate, você pode escolher um dos seguintes métodos:

  • Banho-maria: é o método mais utilizado por ser o de melhor rendimento. Depois de passar o chocolate picado para uma tigela refratária ou panelinha, coloque-a sobre uma panela com água quente e mantenha em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma colher de pau bem limpa e seca, até derreter.
  • Fogo baixo: coloque o chocolate picado numa panelinha e leve-a diretamente ao fogo. Vá mexendo sem parar até obter uma pasta homogênea. Não se descuide!
  • Forno convencional: espalhe o chocolate picado em pedaços grandes numa assadeira forrada com papel-alumínio e deixe-a no forno até o chocolate derreter completamente.
  • Forno de micro-ondas: coloque o chocolate numa tigela apropriada e leve-a ao forno. Aqueça em potência alta por 1 ou 2 min. Esse tempo varia conforme o forno, por isso vá experimentando até descobrir qual o tempo de cozimento ideal para o seu aparelho.

Depois de derreter o chocolate, mexa até que enfrie. Para apressar esse processo, você pode passar o chocolate para outro recipiente. Colocar o recipiente dentro de uma tigela ou fôrma com água é outro recurso que facilita esse trabalho. Note que, quanto mais batido for o chocolate, mais uniforme e brilhante ele ficará.

Compartilhe este post com aquela amiga ou amigo que também está pensando em preparar chocolates em casa!
Share:

8 comentários :

  1. Mano, qualquer coisa com chocolate pra mim é perfeito. Amei de mais a sugestão

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua dica! Nessa Páscoa estou pensando em fazer um bombom na travessa! ✨😻

    ResponderExcluir
  3. Huum! Que delicia! Como eu amooo!

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Que maravilha essa dica :D eu amo chocolate ..

    ResponderExcluir
  5. Quem não ama chocolate, né? Páscoa é a melhor época do ano para mim.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    que pratico de fazer! eu amei, além disso quem não gosta de um chocolate né rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Vendo tanto chocolate assim já dá água na boca. Achei a dica bem fácil. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas... Nunca preparei chocolate assim, veio em boa hora, afinal, a páscoa tá batendo na porta.

    ResponderExcluir

Copyright © FooDicas | Designed by FooDicas