Como Utilizar os Cereais Integrais em uma Dieta Saudável

cereais integrais para o cafe da manha

Antes de entender como utilizar os cereais integrais em uma dieta saudável, é necessário ter algumas noções básicas da importância destes alimentos na pirâmide alimentar. Caso você não tenha lido o artigo anterior, aproveite para ler agora, clicando aqui, para que seu entendimento sobre os cereais seja ainda mais completo e melhor aproveitado.

Como Utilizar os Cereais Integrais

No café da manhã: prepare uma granola com flocos de cereais integrais (à venda em lojas de produtos naturais). É uma receita saudável, fácil de fazer e muito econômica. Na granola, misture flocos de aveia, milho, cevada, arroz, centeio e farelo de trigo. Leve ao forno para assar por ceca de 5 minutos. Depois de esfriar, coloque em um vidro fechado. Use a granola em iogurtes, frutas e vitaminas. Adicione germe de trigo, aveia ou semente de linhaça na banana amassada, no mamão, na salada de frutas e nas vitaminas. Uma boa forma de começar o dia é consumir flocos de cereais integrais, sem açúcar, e farelo de trigo – seu intestino ficará regulado, e sua pele, mais bonita. Uma fatia de pão de centeio ou integral, com grãos mistos ou sementes, acompanhada de queijo branco, é uma ótima pedida.

No almoço: dois tipos de grão – um cereal e uma leguminosa – devem fazer parte da principal refeição do dia. Você poderá optar por arroz integral e feijão (lentilha, ervilha ou soja), ou salada de grão de bico e milho, ou macarrão integral com ervilhas, ou tabule, por exemplo.

No lanche: barra de cereais com frutas, biscoitos de aveia e mel, iogurte com flocos de cereais.

No jantar: o cereal pode ser uma espiga de milho, uma porção de tabule, torta, panqueca ou pizza preparada com farinha de trigo integral, ou lanche com pão de centeio. Não há necessidade de repetir no jantar a leguminosa se você já comeu no almoço (sopa de ervilha, lentilha ou cevadinha).

importancia dos cereais na alimentação

A Variedade é Grande

Milho, arroz integral, cevada, aveia, trigo sarraceno, centeio e trigo – é ampla a lista de cereais, além de suas farinhas, farelos e germes. Há muitas maneiras de aumentar o consumo de grãos integrais. Acrescente, por exemplo, cevada às sopas que costuma fazer, experimente macarrão e arroz integrais, tome mingau de aveia ou painço no café da manhã.

Aproveite os pães, torradas e biscoitos integrais para fazer bolos e tortas com farinha de trigo integral! No preparo, a principal diferença dos grãos integrais é que eles levam mais tempo para cozinhar.

As opções são muitas, então aproveite para variar! Seja criativo ao planejar o menu. Se consumir macarrão integral num dia, no outro consuma torta, panqueca etc. A granola, o farelo de trigo, as saladas (grão de bico, soja, ervilha, tabule e trigo etc.) e o arroz, porém, podem ser consumidos diariamente. Você pode também comer pão integral todos os dias, variando o tipo de grão.

Qualidade de Vida

Além de uma alimentação saudável, adote também um novo modo de vida. Comece a praticar exercícios, a fazer caminhadas pelo bairro ou pelos arredores do trabalho, a encarar a vida com novo olhar. Está comprovado cientificamente que a atividade física é fundamental para os ossos (evita a osteoporose), os músculos e o coração (evita doença cardíacas).

Além de fazer bem para o corpo, a atividade física dá bom humor. Está provado que, quando os músculos trabalham, eles liberam serotonina, hormônio que proporciona bem-estar. Assim você ficará de bem com a vida, com você mesmo e com seu corpo.

Procure também ter uma atitude mais tranquila diante dos problemas da vida. Dessa forma é mais fácil enfrentá-los e até encontrar uma solução para eles. Essas atitudes ajudam a diminuir o estresse e aumentar o bem estar físico e mental. Mais tranquilo, com energia gasta e bem alimentado, você dormirá melhor e acordará mais bem-disposto para um novo dia de trabalho.


Espero que este artigo tenha sido útil para você. Deixe seu comentário!
0 Comentários via Gmail
Comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário