Alimentação Saudável


Todos nós buscamos uma vida melhor, com saúde e boa disposição, não é mesmo? Para atingir esse objetivo, a primeira etapa é manter uma alimentação saudável, pois o corpo reflete aquilo que ingerimos. Uma dieta variada e equilibrada é o ideal, ou seja, você pode comer de tudo tendo equilíbrio.

Para entender melhor o processo alimentar, vamos ver como funcionam os alimentos. Eles são compostos por três grupos de alimentos: construtores, energéticos e reguladores.

Alimentos Construtores

Os construtores compreendem aqueles que contêm grande quantidade de proteínas, que formam e renovam o tecido muscular e os ossos. As proteínas encontram-se nas carnes (boi, frango, peixe e porco), nos ovos, nos laticínios (com exceção da manteiga), nos grãos (soja, feijão, grão-de-bico) e lentilha) e nas frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, avelã e amendoim).

Alimentos Energéticos

O grupo dos energéticos compreende os alimentos com grande quantidade de carboidratos e/ou gorduras. Esse grupo tem esse nome porque é composto por alimentos que fornecem energia para que todo o “mecanismo” do nosso organismo funcione adequadamente. Os carboidratos são encontrados principalmente  nos açúcares, cereais (arroz, trigo, milho etc) e nos tubérculos (mandioca, batata etc). As gorduras estão presentes nos óleos de origem vegeta (soja, milho, oliva, margarinas etc) e nos de origem animal (manteiga, banha de porco etc).

Alimentos Reguladores

O grupo dos reguladores é composto pelas grutas, legumes e verduras e atua no metabolismo, no crescimento e na reprodução das células, além de auxiliar na prevenção e no combate das infecções. A função desses alimentos na prevenção e no combate das infecções. A função desses alimentos é fornecer vitaminas e minerais para os organismo. As fibras também estão presentes nas frutas, verduras e legumes e são importantes para o bom funcionamento do intestino.

De maneira geral, os alimentos contêm um pouco de cada um dos três macronutrientes: ( carboidrato, proteína e gordura). Por exemplo: a soja contém proteína, carboidrato e gordura, mas proporcionalmente apresenta maior quantidade de proteína.

O que faz da soja um alimento especial é a sua capacidade de fornecer proteína de boa qualidade (tão boa quanto a proteína presente nas carnes). Além disso, ela apresenta os outros dois macronutrientes, fibras e fitoestrógenos (falaremos sobre isso nos próximos posts aqui no blog).


Gostou de entender conhecer mais a respeito destes grupos de alimentos e quer ir mais além? Fique ligada(o) nas nossas próximas postagens aqui no FooDicas. Siga nosso blog para não perder nossas publicações.
0 Comentários via Gmail
Comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário