A Soja e seus benefícios para a Saúde

os benefícios da soja
A soja é uma leguminosa considerada um “alimento funcional”. O que isso significa? Além de fornecer  nutrientes, os alimentos funcionais têm outras propriedades. No caso da soja, auxilia a prevenir (não a curar) algumas doenças, como o aumento dos níveis de colesterol no sangue (prevenindo doenças cardíacas), também previne alguns tipos de câncer etc.

A soja pode ser muito útil para as mulheres durante o climatério e a menopausa. Como um simples grão pode fazer isso? É que a soja contém fitoestrógenos – substâncias naturais produzidas por grãos e brotos, que atuam de maneira semelhante à dos estrógenos (hormônios femininos). Além disso, a soja é composta de proteínas de alto valor biológico – importantes na construção e manutenção muscular-, de carboidratos – que fornecem energia -, de óleos insaturados – que ajudam a proteger contra doenças no coração – e de minerais e vitaminas com alto poder antioxidante – ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B -, que atuam na prevenção de doenças degenerativas, como vários tipos de câncer.

Isoflavonas

Durante a fase do climatério (que abrange a menopausa), ocorre uma grande diminuição da produção de hormônios femininos. Como os fitoestrógenos da soja atuam de maneira semelhante à dos hormônios femininos, eles podem ser utilizados para fazer essa reposição hormonal naturalmente.

De acordo com pesquisa feita pela Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo, as isoflafonas presentes no grão de soja, no tofu e no missô diminuem os calores típicos da menopausa. Nos homens, as isoflavonas atuam na prevenção do câncer de próstata.

Lembre-se de que, além de ter uma dieta saudável, que inclua alimentos dos três grupos apresentados, é preciso praticar uma atividade física apropriada para o seu tipo físico e idade, de maneira regular.

A Importância da Soja

Apesar de ser extremamente saudável, esse grão não ganhou o espaço que merece. Muitos o associam somente à alimentação vegetariana, o que é um erro, pois ele pode e deve ser consumido por qualquer pessoa, jovem ou idosa, de qualquer sexo. Incorporar a soja a seus hábitos alimentares não vai ser difícil, pois ela se apresenta de várias formas.

A soja pode ser consumida em grãos (cozida como o feijão, ou fria, como salada), processada como proteína texturizada de soja, e usada em substituição à carne em cozidos, guisados, estrogonofe, almôndegas, hambúrguer etc.), em pó (farinha e extrato), em forma de queijo (tofu), pasta para sopa (missô) e molho (shoyu). A farinha, o extrato e o kinako (farinha caseira grossa) entram no preparo de pães, tortas, bolos, granolas, mingaus, vitaminas e iogurtes.

Para você poder desfrutar desse alimento tão importante à saúde, fique atenta(o) às próximas receitas que publicaremos  aqui no site FooDicas. Postaremos receitas especiais usando a soja como ingrediente.
0 Comentários via Gmail
Comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário